quarta-feira, 14 de julho de 2010

Como é lindo Despertar...




As luzes do teatro se apagam. O sinal já toca pela última vez. O som da plateia (que era de conversa animada, misturado ao riso e à expectativa) agora se silencia. Os atores estão atrás da cortina. A vibração é palpável. É agora. É hora de despertar mais uma vez.



A sensação de estar diante de uma produção tal qual a do espetáculo Despertar da Primavera é única. A energia que emana do palco é quase evidente e por duas horas você mergulha na Alemanha de 1800- uma realidade tão distante mas ao mesmo tempo tão parecida com a nossa. Uma história que fala diretamente para nós, jovens, é ao mesmo tempo responsável por cativar pessoas de todas as idades.

Seria praticamente impossível escolher um aspecto preferido de toda a peça. Eu simplesmente não poderia fazê-lo. Seria injustiça escolher o Pierre como o preferido enquanto o Pandolfo é tão especial. É impossível dizer que a Malu é a diva maior, enquanto temos a Letícia- uma estrela brilhante em todos os aspectos. Ao que me parece Moeller & Botelho não estavam somente inspirados quando escolheram esse elenco, eles fizeram uma escolha abençoada que vai funcionar para sempre. Desde os atores que interpretam os personagens adultos ,passando pela orquestra e chegando no coro, o que eu enxergo diante de meus olhos é um grupo de pessoas trazendo para nós o que há de mais especial no momento- algo mágico, difícil de nomear, mas que está sempre presente a cada apresentação.


E se me é permitido uma confissão, acredito que uma das coisas mais interessantes da peça é o poder de cada música. Elas não estão ali para somente fazer parte de um número musical... cada uma toma forma e acaba ganhando uma dimensão essencial para o desenrolar da história. É quase como se elas fossem maiores que tudo e representassem cada sentimento que o elenco quer transparecer através de suas falas. As músicas falam por todos nós. As músicas falam por mim e é por isso que acho tão lindo despertar cada vez para uma diferente realidade.


O Despertar da Primavera é, para mim, a representação do que há de melhor em São Paulo nos dias de hoje. É uma peça que fala dos mais variados temas universais que estão dia após dias diante dos nossos olhos e que evitamos falar. É uma peça que pode incomodar ao mesmo tempo que faz nascer a paixão nos mais diferentes tipos de fãs. É uma história que deixa marcas, que te faz pensar, que te faz cantar, se emocionar e jamais esquecer. É aquela peça que deixa saudade no momento em que termina...deixa um gostinho de quero mais e mais e mais... É uma obra de arte que todos nós levaremos para sempre no coração. É...acho que é isso aí. Despertar- para sempre no coração!

***
Todos que viram Despertar devem manter em mente:
é uma obra-prima, daquelas que são poderosas e delicadas.
Daquelas que vieram pra ficar.
***
Para despertar quantas vezes quiser:



Um comentário:

  1. Também adorei seu post, Carol. Especialmente o primeiro parágrafo, muita emoção!
    Já estou te seguindo ;D
    beijos

    ResponderExcluir